equipe 1

SEUS FUNCIONÁRIOS

Conhecem a origem (história) da sua empresa?

Sabem e condizem com onde ela quer chegar daqui a 5 anos (visão)?

O que deve ser feito (missão) para esse alcance? Como devem se comportar durante esse percurso (valores)?

E, como deve ser a conduta (manual)?

São defensores e propagadores da sua marca?

Sabem como ela se manifesta, e qual a sua promessa de entrega? mantêm a identidade dela, como porta vozes e pontos de contato para com o seu público?

Aliás, eles sabem de fato, quais são as personas do seu público-alvo, têm informações do seu mercado e dos diferenciais competitivos da sua marca em relação aos concorrentes?

Exercem suas funções como tem que ser?

Sabem e exercem as responsabilidades, tarefas e rotinas dos cargos que ocupam, dentro do organograma da estrutura organizacional da empresa?

Seus conhecimentos, habilidades e atitudes condizem com o saber fazer acontecer de suas atribuições?

Se comportam de acordo com as normas internas? Sabem e seguem as regras de conduta que regem os comportamentos pessoais e interpessoais dentro da empresa?

Engajam-se com as campanhas? Sabem o porquê, para quê, e como foram planejadas as estratégias para que as metas possam ser alcançadas?
pensar 2
marketing integrado 3

ENDOMARKETING

O PÚBLICO INTERNO É O ALVO

pilares 4

Ele:
1. Informa: por meio de campanhas com comunicação interna, malas diretas eletrônicas e outros meios disponíveis.
2. Integra: por meio de ações, tais como: treinamentos, oficinas, workshops e outras vivências em grupo.
3. Incentiva: por meio de premiação, bonificação, certificação e outras formas de reconhecimento e recompensa.

Atuando com:

1. Diretores: a desenvolverem ou aprimorarem a estrutura organizacional (organograma, descritivo de cargos e manual de condutas) de suas empresas, bem como as condições de trabalho nela, incluindo o clima organizacional.

2. Gestores: a liderarem suas equipes por meio de modelos orientadores que influenciem cada membro, na conscientização e na tomada de ações, frente aos seus pontos fracos, no alcance de níveis superiores de performance profissional.

3. Operacionais: a realizarem suas tarefas, desenvolverem-se, por meio da aprendizagem continuada, e a disciplinarem seus comportamentos pessoais e interpessoais. Abandonando o modelo de sobrevivência nas empresas, ressignificando o conceito de competitividade e atuando em um novo modelo de equipe, onde a aprendizagem acontece a cada instante, em qualquer lugar, e entre seus pares, por meio do diálogo estruturado.

diretor 5

Diretor

gestor 6

Gestor

equipe1 7

Equipe

marca 8

BRANDING

estrutura organizacional 9

ESTRUTURA
ORGANIZACIONAL

metas 10

METAS E
CAMPANHAS

Junto ao:

1. Branding: a personalidade da marca, sua promessa de entrega, sua identidade visual, verbal, sonora e olfativa, assim como, seus manifestos por causas (bandeiras) que defendem, são compartilhadas com os membros da equipe, para que os mesmos, desenvolvam o sentimento de pertencimento.

2. Estrutura organizacional: o organograma, descrição de cargos, manual de comportamentos, juntos às condições de trabalho, políticas de cargos e salários e, cultura e clima organizacional são desenvolvidos e introduzidos junto aos membros da equipe.

3. Metas e campanhas: os objetivos a serem alcançados em vendas, entregas e/ou produtividade, assim como, as estratégias planejadas para dar suporte ao alcance.

Competência

seus pilares

habilidade 11

conhecimento - qualidade - atitude

Usando como metodologia o desenvolvimento dos pilares da competência:

1. Conhecimento: o saber: primário e secundário, necessário na execução das tarefas de cada função. A que nível está o funcionário diante dele? Onde ele pode acessar tais conhecimentos?

2. Habilidade: o saber fazer, ou seja, as práticas necessárias. Ter experiência para o exercício das funções de cada cargo na equipe. De fato, cada membro as tem? Como estão suas performances diante de cada uma? De que forma é possível eles as treinarem, sob orientação?

3. Comportamento: o como estão os funcionários. Estão agindo diante da visão, missão, valores, do manual de normas e procedimentos da empresa, das tarefas, de suas funções, e das suas metas de entrega? Quais crenças deles os impedem de melhor atuar, e quais novas crenças possibilitariam progressos?
cliente satisfeito1 12

SEU CLIENTE FELIZ, SATISFEITO E APAIXONADO.

Atender necessidades e expectativas do consumidor e, causar encantamento neles. Só assim, gera-se satisfação e, cliente satisfeito é sinônimo de fidelização. Em todas as etapas que compreendem o processo de atendimento, que se inicia na produção, passando pela distribuição e promoção, até chegar na entrega, onde há pessoas (internas) envolvidas. Logo, suas participações irão impactar diretamente nos resultados, seja para positivo ou negativo. Daí a importância do Endomarketing.

endomarketing1 13

Junto ao setor público, o Endomarketing pode ser usado próximo à população em uma faixa etária apta ao mercado de trabalho, desmistificando a crença a respeito do emprego público como o garantidor do futuro. Assim, desonera-se a gestão do município, tirando o foco da oferta de vagas de trabalho na prefeitura, para a transformação dos cidadãos, por meio do desenvolvimento profissional, seja na empregabilidade ou no empreendedorismo privado. Quando a população evolui, o município progride, e isso pode ser constatado pelos índices de desempenho, tais como: IDH, IPC e os de arrecadações tributárias.

Glauber Santos1 14

Sou formado em Marketing e Propaganda, pós-graduando em Gestão de Pessoas e certificado em Coaching. Na trilha do meu desenvolvimento pessoal, descobri minha afinidade o estudo do comportamento humano, o que foi aprimorado nos meus estudos a respeito do comportamento de consumo (Neuromarketing). Nos quase 10 anos atuando como gestor de Marketing, entre a Universidade CEUMA, Faculdade Florence e Centro Universitário UniFacema liderei equipes e sempre fui reconhecido como um Líder orientador e motivador de desenvolvimentos individuais (pessoais e profissionais) e em equipes. Nos 20 anos que atuei como Representante Comercial, desenvolvia e aplicava treinamentos, competições e apostilas com o proposito de informar, integrar e incentivar os vendedores das lojas obtendo deles emprenho em vender os produtos das marcas que eu representava. Desde 2011, presto ao SEBRAE, serviços de consultoria e instrutória em Marketing e Vendas, com foco no ENDOMARKETING.

Glauber Lima – MARKETING PLANNER